
| UM LUGAR DA COMUNIDADE E PARA COMUNIDADE |
| Ao belo ser, à mulher, à boa esposa e companheira… G raciete, coração meu R ainha e mãe do meu A mor, da minha felicidade, meu C onforto, por ti a Deus meu I mploro do fundo do coração meu, E steada sejas por Ele e que este apelo meu T enha Nele eco e tenhas toda a saúde, meu E ssencial bem, fonte do viver e sentir meu... Leia mais... |

| LEMBRANDO PADRE PAULINO Oriundo da Ilha Brava Padre Paulino foi ordenado padre na Ordem dos Capuchinhos em 1973 pelo extinto Bispo de Cabo Verde Dom Jose Colaço. Trabalhou em muitas ilhas de Cabo Verde sempre com o seu caracteristico style: entender, explicar e aconselhar, deixado todos com uma... Leia mais... |


| A Freira e o Taxista Um desejo insatisfeito ou inesperado |
| HOMENAGEM JUSTA Também precisamente neste dia a nossa comunidade nos USA, homenageou o Deputado,Senhor Alberto Alves, mais conhecido por Neves, que representa a comunidade no Parlamento Caboverdiano para o circulo das Americas. Veja mais.... |

| INTERESSANTE! SABIA QUE O NOME MAIS USADO NO MUNDO CHAMA-SE MOHAMED? Sim, verdade que sim. |
| Vlademiro, Homem da Cultura Tradicional do Fogo Como homem da Cultura Tradicional ligado às festas de Romaria na ilha, com incidência nas de São Filipe, Vlademiro iniciou a sua carreira como tamboreiro aos 19 anos como aluno e admirador do tamboreiro mestre - Alexandre Andrade (1906-1984). Hoje, apesar de introduzir novos toques e estilos próprios, Vlademiro continua a praticar os toques criados e desenvolvidos pelo seu mestre, Tchitchiti, que são conhecidos, genericamente, por “briais” (“brial”, no singular): o “brial” do almoço dos cavaleiros, o “brial” das corridas de perícia, o “brial” das cavalhadas, da tomada de bandeira etc. Apesar... Veja mais.... |
| PRIMEIRO CARRO NA ILHA DO FOGO A foto mostra o primeiro automóvel que foi usado na ilha do Fogo, aconteceu entre os anos de 1931-1932, conforme uma fonte credível. O dono era o Sr. Joaquim Botelho da Costa Monteiro de Macedo, mais conhecido por (Nho Botedjo). O carro era um Ford T e conforme a sua aparencia na foto, estaria em excelentes condições para navegar nas rudimentares estradas da ilha do Vulcao de entao. Segundo a mesma fonte, o Sr. Joaquim Botelho da Costa Monteiro de Macedo foi o primeiro Engenheiro electrotécnico Caboverdiano È avô do Zeca Macedo, advogado que vive nos Estados Unidos e casado Com Goretti Pontes. A ilha do Fogo tem uma cultura rica, interessante, e histórica que deve unir cada vez mais os Foguenses e consequentemente servindo para fortificar a morabeza entre todos os Caboverdianos. Devia ser mesmo sensacional para muita gente ver de perto esta viatura e a ingenuidade humana, revolucionando a maneira de se fazer transportar. Lembro me dum episodio que li numa revista americana, quando uma familia sentado a descansar na porta da casa e a presenciar o monstro mecanico, (carro), e o marido a dizer à esposa: vai para dentro e vou apanhar a espingarda para parar este monstro que está caminhado por si proprio. Quinquim - Abril 24, 2009 |
| Ninguém consegue aprender línguas como os recém-nascidos Quanto mais cedo se aprende uma língua, melhor Entre os humanos são eles que possuem a maior facilidade para aprender línguas, mesmo sem conseguir formar uma frase. A lingüista e psicóloga Angela Friederici explica a genialidade lingüística dos recém-nascidos. Leia mais... July 5, 2009 |

| Julho 5, 2010 Candida M. Fontes, 1907 - 2009 De todas as palavras inventadas pelo Homem na lingauagem, a palavra mãe, deve ser a mais natural, a mais igual, e a mais amada em todas as linguas e em todas as comunidades. O amor duma mãe é naturalmente incondicional, pode se dizer figurativamente falando, é mesmo perfeito. Quando perdemos a nossa mãe algo de nós vai com ela para sempre, cria se um espaço vazio que jamais será preenchido; mas mesmo assim, procuramos neste mesmo espaço algo invisível que nos guia na caminhada desta vida. Para todas as mães que já partiram deste mundo material, votos de um eterno descanso. Obrigado mãe! |
| HERANÇA PREJUDICIAL A herança prejudicial que herdamos, dignifica somente uma ínfima parte da força humana da nossa produção, deixando, esquecendo, e marginilizando socialmente e economicamente a outra parte. Na citada familia Baptista, os dois filhos do casal Zuzuca e Mimoso, tiveram a sorte de ... Sensibiliza mais... |
| Nov 11, 2009 25 de Novembro A festa da Paróquia dos “desparoquializados” Não amigos, não esqueci do meu berço e nem esqueci daquele lugar ingreme onde nasci. Não somos os “disparoquializados” como alguns pensam. Carrego comigo o nosso Fogo. Ele fez de mim muito daquilo que hoje sou. Em cada dia que Leia mais... |

| Lacuna Musical na nossa Comunidade Falar de Ivo Pires não é dificil porque ele tinha uma personalidade serena e amiga que dava mesmo vontade de dialogar. Nascido na ilha das Flores, ou seja Brava, Cabo Verde, emigrou-se muito cedo para os USA onde veio trazer à comunidade a morabeza Caboverdiana transmitida principalmente na sua música, nas mornas e coladeiras . A nossa comunidade perdeu um grande homem de cultura, deixando um vazio que vai ser mesmo difícil de substituir. O amigo Ivo desde criança manifestou-se naturalmente pela arte da música, cultivando e aprendendo com os mais velhos, e por si próprio os enigmas dos sons projectando – o numa carreira que mais tarde lhe daria o merecido reconhecimento no vasto campo desta arte que a todos fascina e que chamamos música. Quinquim Randolph 25/3/2009 |
| Oct 21, 2010 VIDA & SUICÍDIO Uma grande parte da nossa sociedade - estou referenciando nós, os Cabo-verdianos, não damos muita importáncia à saúde mental e isto prejudica muito e de muitas maneiras. Existe um taboo negativo e persistente que precisa de ser debatido e esclarecido melhor pelos professionais da saude, pela comunidade e pelo governo a respeito deste importante tema, que é a saúde mental, porque não é só um problema individual ou familiar mas sim, da comunidade e do governo duma maneira ou outra. Infelizmente e segundo alguns professionais de saude, Cabo-Verde ainda não tem um base de dados ou estatistca oficial nacional sobre a saúde mental e nem tão pouco um índece de suicidio entre as ilhas, ou a nivel nacional, nenhum estudo sério foi feito sobre a predominancia ou causa aparente deste flagelo em algumas comunidades e o mais pior, é ... Veja mais... |
| SOCIO-CULTURAL |







| 19 Maio 2011 IDALINA BRANDAO, uma Coladera especial Idalina Brandao, sem dúvida é uma mulher de cultura natural e expontânea, perguntei ela qual é a sua Coladera preferida ela respondeu e recitou Brial com uma naturalidade própria e singular de uma pessoa que ama a vida e cultura; apesar de 85 anos de idade ainda lembra muito do passado e continua vivendo com alegria o presente. Natural da ilha do Fogo e conhecida por todos em Cabo Verde, esta é a sua segunda visita aos EUA, ela espera participar em alguns eventos culturais da comunidade. Idalina já visitou Portugal, Suiça, e Alemanha onde deixou bem marcada a morabeza cultural Cabo-verdiana especialmente da ilha do Fogo que com a sua singela e amiga aparencia deixa a todos com grande satisfação. |

| Cesária, Bo É Stréla Krióla Ki Más Ta Brilha Sodadi Pa Agnelo A. Montrond, USA Cize bo é spuenti másimu di nos identidadi La na séu bo é stréla ki más ta brilha sodadi y unidadi La na mar bo é Miss Perfumadu di Nos Lingua ki bu bira grandi // Bu partida é un dór prufundu na kurason di nos kultura Porton di paraízu di nos múzika dja abri pa resebe es nos maiór enbaxadora Cize, bo é vós di puezia ki ta rima ku Mindélu - txon, di bu kunfiansa ki tantu bu adora Oji bo é Santa Diva di pé diskalsu, Sol Krióla la na altura // Cize, bu silénsiu é mórna sabi na nos mimória Bo ki po nos Kriolu la riba sénpri ta sunha ku vitória Liberdadi, morabéza, y prugrésu é pétalas di flor ki ta enfeita kriolidadi na bu glória // Cize, agóra ki bu ta odja Kabuverdi la di altu Kanta nos unidadi en inu na Barlavéntu Regresa pa nos bérsu Kabuverdi É sina di Krióla di sertéza, di prinsípiu ti fin di idadi // Cesária, bo é Grandi Nous t’aimons beaucoup Itérnu diskansu pa bu alma, aamontrond@yahoo.com http://alupeckatentadju.blogspot.com |

| 6 Abril 2012 FELIZ PÁSCOA A TODOS A Páscoa para os cristãos, tem um grande significado religioso porque, é lembrado a morte e ressureição do Sr. Jesus Cristo filho de Deus, estes dois grandes acontecimentos que transcende em muitos aspectos a explicação cientifica ou crença. Para os que acreditam de outra maneira ou também para os aparentemente que não são religiosos esta quadra religiosa, pode não ter o mesmo fundamental significado mas como é logico, relaciona se de alguma maneira porque todos estão sujeitos a estes parâmetros da vida, que é nascer, viver, morrer e transformar depois da morte, um fenómeno que tem o mesmo comum denominador entre todos os viventes. Jesus Cristo, disse para perdoar sempre e explicou que se teu irmao pecar contra te para perdoares setenta vezes sete e nao sete ou uma só véz se, queres herdar o reino da salvação . Você que de alguma maneira frequenta a igreja, você que espera sempre ser perdoado, reconcilia primeiro contigo mesmo, ponha a humildade na sua vida, lembra do momento que tiveste algum negativo pensamento e que ofendeste alguma pessoa, ou do momento que de algum modo alguém te ofendeu, toma a decisao de perdoar ou pedir perdao e reconciliar contigo mesmo e com o teu próximo ou mesmo com o teu distante adversário. Uma das coisas que ás vezes esquecemos e que todos nós temos, é o poder de imaginação que é dado pelo Criador ou pela Natureza, este poder ultrapassa a qualquer control externo; o que imaginamos positivamente ajuda se a transformar as coisas ao nosso redor. O amor, a fé, esperança, amizade, caridade, paciência, entendimento, ajuda ou cooperação, alegria, respeito, mansidão, camaradagem, obidiencia, humlidade, entendimento e ponderação, são palavras sublimes que devem nortear nossas decisões quando relacionamos com os nossos próximos ou connosco mesmo. Uma feliz Páscoa a todos. Joaquim Fontes Randolph MA EUA |
7 Agosto 2012 VILA DE PLYMOUTH, NO TEMPO NO ESPAÇO E NA HISTÓRIA A história é feita de feitos, ocorrências, detalhes e sobretudo gentes. No Estado de Massachusetts, na Nova Inglaterra, EUA, mais precisamente no Concelho de Plymouth, pode se sentir mesmo a transcendência espiritual e histórica desta localidade que, continua sendo um local de veneração, meditação e sentimento entre todos que passam por lá onde há mais de quatrocentos anos passados duas culturas praticamente fundiram num relacionamento necessário para uma sobrevivência mútua. A Vila de Plymouth, é um sinal de grande referência na historia dos Estados Unidos de America e não só, é uma das localidades mais procuradas entre os visitantes ou turistas de todo mundo devido ao seu valor no contexto histórico e da liberdade entre as nações. Situado cerca de 64 kilómetros e a uns quarenta minutos de carro da cidade de Boston, esta localidade, ficou nos anais da narração historica como sendo um símblo de liberdade e cooperação social entre dois povos de culturas diferentes mas, não obstante as diferenças praticamente, ajudaram a forjar uma civilização. Tudo aconteceu nos anos de 1620 quando vieram de Inglaterra alguns idivíduos aventureiros denominados por muitos como os Out Laws - Fóra da Lei ou mesmo os fugitivos mas, mais apropriadamente como os peregrinos que aventuram através do Oceano Atlántico para escaparem a perseguição e chegarem a um novo continente onde encontraram uma outra cultura dita indígena a dos Indios que ofereceram lhes uma cordial e pacífica recepção. Os peregrinos viajaram num navio chamado May Flower – Flor de Maio que, é agora considerado uma relíquia histórica universal dos EUA e que foi preservado e remodelado nos tempos. Quando ancoraram e saltaram para terra pisaram pela primeira véz o solo Americano e segundo diz a lenda, era um grande penedo que mais tarde veio a ser chamado de Plymouth Rock – Pedra de Plymouth, que veio a ficar como um símblo maximo desta grande odisseia atlántica. Aproveita quando tiver opurtunidade, ou da proxima vez que passar por estas paragens de visitar esta dislumbrante e histórica localidade e inteirar muito mais de como tudo originou para que tenha uma auténtica e real observação dos fáctos ocorridos. Veja mais Joaquim Fontes - 7 Agosto 2012 |

| April 23, 2013 CELEBRATING THE 50th YEAR OF MARRIAGE Congratulation is the appropriate word to Domingos Andrade & Maria Antonieta Andrade, both familiarly known as Domingos & Chamulu. They say: When life gives you lemons, make lemonade. Faith, Hope, Friendship and above all, Love, are words that can describe very well the life of Domingos & Chamulu, which reflects in every way thru the family and friends. Faith, gave them the assurance and desire to go further. Love, they are an example to follow. Hope, gave them the incentive of certainty that it is possible to accomplish their life’s plan. Friendship, they were born to understand, to give, to love and specially to care about the family, friends and the community, because they know family and community, are the foundation and the purpose of life and without them it would be different. Read more |
| DIA DA MÃE 5-13-2001 HOJE, O SOL BRILHA -COM RAIOS DE OIRO -E A NOITE ESTÁ VESTIDA - COM LUAR EMANANDO RAIOS DE PRATA OS PASSARINHOS CANTAM - MAIS DOCE -AS FLORES SÃO MAIS LINDAS -DERRAMANDO -O PERFUME DE AMOR, E A NATUREZA EM PESO -CELEBRANDO -O DIA DA MAE. O SOL DEVERIA BRILHAR -ASSIM, TODOS OS DIAS -E O LUAR DEVERIA FICAR -PERMANENTEMENTE A NAMORAR A TERRA… HA BEIJOS E TERNURA -PRESENTES E ALEGRIA -TAMBÉM MÁGOA E LAGRIMAS - PARA AQUELES QUE JÁ NÃO TEM A MÃE -PARA BRINDAR COM ELA -NESTE DIA DA MÃE. A MÃE RECORDADA -COM TANTAS SAUDADES -E ECHORADA COM DORES DO TAMANHO DO MUNDO Por: Anibal A. da Silva |

| 4 Novembro 2014 COMUNIDADE ARTISTAS E MUSICA Cerca de duas semanas pssadas, no Portuguese National Club, a comunidade teve uma vez mais a oportunidade de ver ao vivo a sensacional artista Assol Garcia que emocionou com a sua presença e singular voz todos os presentes nesta noite cultural colorida onde houve disfiles de consagrados artistas da comunidade como Pepe Bana, Quirino e muitos outros, que colaboraram nesta noite de gala proporcianada pela Assol Garcia na sua primeira apresentação do seu show público. A artista Assol Garcia, na sua digressão nos USA já tinha sido apresentado ao público em dois outros palcos mas, desta vez o espectáculo artistico e musical desta grande e prometedora artista, ultrapassou todas as espectativas. Com a sua propria, vibrante e melancólica voz a audiência delirou e não parou, vivendo o especial momento e colaborando nesta inolvidavel noite cultural. Na música ou cultura Cabo-verdiana, uma nova estrela musical está a despontar, o talento natural e artístico da jovem Assol Garcia com a sua magia e cativante personalidade, tem grandes possibilidades de sobressair e de ir muito além no universo cultural da música criola e não só. Apoiada e dirigida pelo seu tio Sr. Alberto Alves um compositor de alguns grandes versos musicais e coadjuvado pelo seu Director o jovem Fabio Alves, tudo leva a crer que este team musical tem muitas chances de engradecer cada vez mais o repórtorio cultural musical de Cabo Verde. J. F. www.topicos123.com Randolph USA |




| Caboverdiana eleita miss Teen Nova Iorque 2015 Andreia Gibau foi eleita Miss Teen Nova Iorque de 2015, no dia 29 de Março, num certame que aconteceu na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde ela ganhou também o prémio de miss fotogenia. A cabo-verdiana de 19 anos, natural de Praia, que foi ainda criança para os Estados Unidos, com 6 anos de idade, acabou sendo condecorada a mais bela Teen de Nova Iorque, depois de suadas eliminatórias para chegar à final e vencer. Segundo Gibau, ela não estava à espera por se tratar da sua primeira experiência num certame tão grandioso, ainda mais pelo talento e beleza das outras candidatas que concorrem ao trono, o que deu mais brilho à sua vitória. “Eu tive um longo período de preparação, trabalhei muito para conseguir esta vitória e acho que sou uma justa vencedora”, confessa Gibau. Para ela esta vitória é muito importante para o futuro, já que poderá revelar-se no impulso que precisa para seguir a carreira de modelo profissional, quando terminar o curso de Relações Públicas, especialização em moda, na Universidade de St. Jones. Andreia considera este momento de grande significado pessoal já que pode representar a abertura de novas portas, mais oportunidades nessa área, bem como de participar em actividades de cariz social e solidário. Ela considera este feito fruto também do forte apoio que a comunidade cabo-verdiana naquele país tem transmitido durante este percurso. “Eu nasci em Cabo Verde, sei que os caboverdianos devem estar satisfeitos e contentes pelo apoio que ajudou-me a ganhar o concurso” reconhece e realça “eu vou tentar ser uma modelo para inspirar as mulheres jovens a seguir essa carreira e fazê-las acreditar que é possível ser bem-sucedida.” A paixão de Andreia pelo mundo da moda começou desde criança e cresceu com a sua chegada aos Estados Unidos, onde teve como referência a modelo norte americana, Tyra Banks, que serviu de fonte de inspiração. “Desde pequena tinha o sonho de ser modelo e quando cheguei aqui o sonhou continuou.” Segundo a nova miss Teen Nova Iorque, nos Estados Unidos teve o apoio, no início, de uma organização que prestava serviços nessa área, no colégio onde ela estudava, e que passou muita informação sobre a vida e a carreira de modelo, o que a fez ganhar mais motivação. A partir daí Andreia interessou-se mais pela área, tendo inclusive realizado um curso de modelo no Estado de Massachussets. Esta não foi a primeira vez que a cabo-verdiana sente o sabor da vitória, já que antes de concorrer a Miss Teen Nova Iorque, Gibau participou e ganhou o concurso de passagem modelo Karen Shea Back to School Fashion Show, em Massachussets, já foi finalista no concurso de miss teen Massachussets, tendo sido classificada em sexto lugar. Para o futuro, de acordo com a nova rainha Teen Nova Iorque, durante o reinado de um ano, planeja continuar a trabalhar com uma organização não-governamental que ajuda pessoas com deficiência física e mental, participar em eventos de carácter comunitário, preparar para representar a cidade de Nova Iorque no concurso nacional de Miss Teen dos Estados Unidos que irá acontecer em Julho, em Washington D.C, além de concluir o curso universitário. “Tenho o desejo e a ambição de aproveitar todas as potencialidades e vantagens que Nova Iorque oferece nesta área, considerada a capital da moda no mundo e uma das cidades de maior prestígio a nível mundial.” Paulo Mendes. |
| 7 Fevereiro 2015 VIVER E CELEBRAR A VIDA Durante o percurso duma vida na terra ,seja ela curta ou longa, o que mais conta para além da sua sublimidade é a mareira como ela foi vivida e a legacia deixada. Depois da vida, vem o estado final que chamamos a morte ou a transformação para um outro estágio onde a existência ou redenção ultrapassa a nossa percepção, por isso as nossas preocupações devem ser concentradas na vida em vez da morte. Na nossa cultura ou na nossa comunidade as pessoas que chegaram para além da terceira idade, são como fontes de sabedoria onde todos podemos aprender de uma forma ou outra; por em prática seu ensinamentos enquanto é tempo, ensinando e transmitindo constantemente os bons conhecimentos ou os exemplos daquela vivência só traria resultados positivos que ajuda a preservar uma boa continuidade. J. F. |
| PULSAR DA COMUNIDADE Valdemar Pires, o conceituado e popular jornalista da RTC em Cabo Verde de férias aos USA, esteve ontém a noite no Restaurante Morabeza na cidade de Brockton num convivio cultural de apresentação a comunidade que de inicio conforme disse o jornalista Valdir Alves, foi improvisado a ultima hora mas que no fim virou se uma autêntica festa cultural de homenagem a este grande homem de comunicação social em Cabo Verde. Valdemar Pires, o Reporter, que cobriu in-loco a erupção vulcânica de Châ das Caldeiras que mostrou os telespectadores o outro lado da vida duma forma e de um ponto de vista humanista, mostrando a crua realidade, misturando com as gentes que estavam aguentando na pele e na alma o sofrimento causado pela esta horrível catástrofe natural que destruiu praticamente a maior parte da localidade de Chã das Caldeiras, deixando cerca de mais de mil pessoas desalojadas a viveram ao ar livre sem as minimas condições de hygiene ou saude que até esta data continuam com o prognóstico reservado, relativamente falando. No convio cultural de ontém em honra e homenagem a Valdemar Pires, estiveram presentes para além da sua familia, o deputado Moises Rodrigues, da cidade de Brockton, membros da Associação Projecto Santa Catarina Fogo-USA, muitos conceituados artistas musicais como Quirino do Canto, Lutchinha, o autor da música Fidjo Fe di Mama e muitas outras individualides da comunidade, amigo/as. etc Durante a apresentação por Valdir Alves de Valdemar Pires áudiência o momento mais culminante foi quando o deputado da cidade de Brockton, Moises Rodrigues, entregou um certificado oficial da cidade dos campeoes, passado por Mayor Carpenter, ao jornalista Valdemar Pires, condecorando lhe pelo excelente trabalho que tem vindo a prestar a comunidade Cabo-verdiana. Ao receber o certificado oficial, Valdemar mostrou se bastante emocionado pela destinção deixando cair algumas lagrimas emocionais de momento, agradecendo a homenagem prestada. Ao usar da palavra Valdemar, agradeceu a todos os presentes duma maneira muito especial e a sua maneira com abraços e palavras. Durante a sua declaração falou um pouco da sua carreira professional e os extraordinários acontecimentos resultantes da erupção vulcânica na ilha do Fogo mais precisamente em Chã das Caldeiras que continua sendo um caso problematico que afectou e está a afectar duma forma negativa a todos os Foguenses ou praticamente todos os Cabo-verdianos. Durante esta sua curta viagem, Valdemar leva na bagagem apreciações positivas da comunidade prometendo mais colaboração e intercabio. Como sempre Cabovideo esteve presente e mais informação serao dadas neste programa social da comunidade. Votos de uma boa viagem e continuação de bom trabalho para Valdemar Pires. J. F. Randolph USA www.topicos123.com 22 Maio 2015 |
| CABO VERDE – HOMEM - CARRO - CAVALO E A BUROCRACIA O emigrante na diáspora tem sempre na mente a sua terra natal e durante os anos na emigração o seu maior sonho é voltar novamente para viver e contribuir para a sua comunidade e seu país. Ratchatchom ‘nome fitício’ da personagem desta verdadeira estória por sinal conhecida por muita gente, trabalhou muitos anos nos USA; durante todo este periodo e diariamente foi para o seu trabalho. Aprendeu muito cedo a conduzir, obteve a sua licença apesar de mal sabia assinar o seu nome; comprou um Jeep que ele sempre sonhava ter, satisfazendo seu desejo desde criança. Aposentou depois de quarenta anos de labor, arrumou tudo o que tinha com a família e viajou de regresso para a sua adorada cidade de São Filipe na ilha do Fogo, Cabo Verde. Ratchatchom, quando estava nos USA gostava de conduzir automóveis principalmente jeeps um sonho que tinha desde criança. Toda gente sabe que manejar um carro na terra do Tio Sam é pura necessidade e para muitas pessoas, aprender a montar ou conduzir um cavalo ou um burro e mesmo um camelo é muito mais dificil do que tirar uma licença de condução. Adquerir uma carta de conduzir automóveis ligeiros nos USA é mesmo facilitado sem muita burocracia o que era mesmo de esperar, tendo em conta a imprescindível necessidade que este meio de transporte exige para o desenvolvimento social e economico deste grande país. Ratchatchom, depois de desembarcar no único aeroporto a funcionar na ilha do Fogo na cosmopolita cidade de São Filipe com a sua familiia, instalou se rapidamente na sua nova vivenda com o seu espirito de emigrante e logo adaptou as novas circunstâncias familiarizando com as gentes, amigos e a comunidade em geral, esperando anciosamente a chegada do seu novo Jeep, um último modelo da fábrica. Passando alguns dias o barco cargueiro aportou no porto de Vale dos Cavaleiros e nesta noite Ratchatchom praticamente não dormiu nada, levantou de madrugada e foi para o porto esperar o desembarque do seu Jeep para ser despachado e depois estreado e conduzir, passear pelas ruas da cidade e chegar a casa buzinando e parar na sua porta da casa. No porto de Vale dos Cavaleiros e debaixo de um sol ardente as horas pareciam não passar mas, para Ratchatchom isto não significava nada, lembrando as congeladas temperaturas que tinha deixado nos estates que rachava mesmo a pele. De repente ele viu o seu Jeep na terra firme, comecou logo a indagar e informar sobre o processo de despacho que ele veio a saber que iria demorar alguns dias; ficou um pouco preocupado porque já era de noite, resolveu tomar um taxi para ir a casa onde encontrou a familia esperando com espectativa. Ao passar os dias, o nosso interlocutor, logicamente preocupado e chatiado com toda burocracia existente e que estava experimentando na sua própria pele relativo aos serviços oficias alfandegarios, lembrou de um outro amigo seu que tinha levado um automóvel de luxo mas que não conseguiu despachar porque as despesas que cobraram ultrapassou o valor do veículo mas, tranquilamente ele pensou e disse: comigo isso não vai passar; depois de uma semana de espera e graças a Deus, Ratchatchou recebeu o seu Jeep de cor vermelha que ele teve o cuidado de dar um bom banho antes de arrancar para a casa. Uma vez em casa, o nosso protagonista quase não dormiu durante a noite e isso deixou a sua esposa preocupada com o que estava a passar com a tranquilidade do marido e indagou e ficou a saber que não era nada grave e nao tinha a haver nada com a sexualidade mas, meramente o Jeep que estava na espectativa de tudo isso. Atempadamente Ratchatchom, levantou muito cedo encontrou a sua esposa esperando a mesa para tomarem o desejum de manhã ao ar fresco do ambiente propício de São Filipe. Com ar sorridente de alegria Ratchatchom, meteu a chave na ignição do seu novo Jeep e comecou a seguir devagarinho muito atento ao caminho contemplando o ambiente matinal da cidade; ao passar numa rua estreita viu sentada uma amiga de longos anos, parou, saudou e ficou a falar um pouco e depois seguiu o seu passeio e ao virar numa esquina viu um agente da polícia a contemplar mais o ceu e o sol mas, o reflexo da cor vermelha do Jeep atraiu a sua atenção e fez sinal para parar. Ratchatchom, baixou o vidro lentamente para não deixar entrar o ar quente dentro do carro de seguida, cumprimentou o agente policial que mais parecia um jovem devido a aparencia e estrutura física. O agente logo pediu lhe para ele mostrar a carta de condução e sem esperar entregou o Driver License e o agente disse sarcasticamente: este não serve aqui. Ratchatchom, indignado procurou informar e disse, olha já tenho mais de quarenta anos a conduzir sem qualquer accidente… Sem deixar terminar o policia disse, olha vai agora mesmo para casa se não vai levar uma multa de dez mil escudos e se tornar a fazer isso cada vez que sair com o carro sem licença vai pagar dez mil escudos. Ratchatchom muito surpreso chatiado e indignado com o que acabou de ouvir, disse para o agente: por isso que esta terra ainda está desta maneira mas, amanha estarei aqui outra vez para te dar uma boa lição. No outro dia na mesma hora e local, apareceu Ratchatchom vestido de um fato azul engravatado de vermelho, montado num cavalo branco e sem saudar o agente policial disse para ele, agora vai multar me dez mil escudos cada vez que uso o meu cavalo para passear se nao tem outra maneira de arranjar dinheiro vai ensinar a pescar ou vai deitar na areia e tomar sol e deixa de chatiar as gentes. Esta estória ou conto, é somente uma amostra dos serviços governanmetais burocráticos em Cabo Verde que ainda não está servindo a comunidade de acordo com as leis vigentes e mais deve ser feito para que haja um melhor relacionamento no sentido de um melhor atendimento e muito mais eficás e sem apadrinhamento baseada em interesses pessoais, na cor política ou genero. J. F. 25/06/2017 |


| PARA PONDERAR E DIVIRTIR NESTE FIM DE SEMANA QUE ESTA FINDANDO |
| Andreia Gibau sorri e faz sorrir Massachusetts e Cabo Verde O concurso de Miss Earth USA 2017 inter estados decorreu, este fim de semana, nos dias 4 e 5 Agosto, na capital Norte Americana Washinghton DC do qual teve representantes dos 47 estados, mas foi Andreia Gibau representante de Massachusetts e de origem cabo-verdiana quem convenceu o júri e levou a Coroa para casa na presença de muitos familiares e amigos, além de claque ruidosa que também marcou presença na plateia. Para além da Coroa, ela ganhou o prémio do melhor traje de gala e a de melhor desfile de modelo, usando o fato de banho. Depois de uma intensa campanha online, algumas semanas antes do concurso em que levou Andreia Gibau a ser ainda mais conhecida pelas fotos nas redes sociais, ela teve a infelicidade de perder muitos votos online devido ao Sistema informático que impediu que muitos caboverdianos votassem nela pelo concurso Cover Girl Magazine. Andreia Gibau aproveita a oportunidade para agradecer a todos que fizeram um esforço para votarem nela, incluindo os que não conseguiram. Ela não ganhou Cover Girl Magazine que dependia da votação online, mas o talento, a beleza, a inteligência e um projecto que exige ter um coração aberto para ajudar os que necessitam, incluindo a educação ambiental são atributos que convenceram o júri, que reconheceu e elegeu Andreia Gibau a grande campeã, ganhando a coroa que tem mais peso, a de Miss Earth United State of América, que vem enriquecer o seu palmarés, que agora se contabiliza em 4 coroas: Miss Teen New work 2015, Miss Teen USA 2015 , Miss Earth Massachusetts United States 2017 e Miss Earth USA 2017. Andreia Gibau emigrou com os pais para os Estados Unidos quando tinha 6 anos de idade. Desde criança, com 5 anos de idade, fazia passagem de modelo num jeito de brincadeira, mostrando à família a sua vocação natural de ser modelo. Residiu e fez os seus estudos na cidade de Brockton, em seguida foi estudar Relações Públicas e moda em Nova York, tendo graduado em 2017. Andreia Gibau depois de ter adquirido o título de Miss Earth USA 2017 tem uma vasta agenda pela frente, do qual inclui uma viagem a Porto Rico em breve. A coroada a MISS Earth USA 2017 pretende cumprir o reinado dela, exercendo actividades em todos os estados americanos e em Novembro representará os Estados Unidos numa competição internacional nas Filipinas. Andreia Gibau, enquanto Cabo-verdiana, abraça Cabo Verde – “Badiu ku Sampadjudo” e leva aonde quer que vá a identidade e a cultura do país que a viu nascer, Cabo Verde, e não se esquece dos Estados Unidos, país o qual ela representa e que soube explorar o seu talento e a sua vocação. Euclides Gibau |
UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO DE 2017 PARA TODOS NFORMAÇÃO PARA A COMUNIDADE Todos os anos nesta quadra duma maneira ou outra a comunidade participa, lembrando o nascimento do Senhor Jesus Cristo e a entrada de mais um Ano Novo em que todos esperam que seja melhor. Como é de costume nesta quadra do ano, fui a um evento onde a diversidade cultural está bem presente, expressando, amizade, entendimento e as diferenças tudo num espírito de boa camaradagem e harmonia. Este evento cultural da comunidade é realizado através de muitos lugares e em especial pela agência chamada Cerebral Palsy de Massachusetts que entre vários serviços é também uma empresa fiscal intermidiária que serve outras agências independentes e que prestam serviços para as pessoas com necessidades especiais fisicas ou mentais. Estas empresas privadas praticamente existem em todos estados nos USA, ajudam as pessoas que qualificam para obter seriviços de cuidados pessoais de saúde para viverem com certa independencia em casa em vez de irem ficarem em instituições ou centros de acolhimentos da terceira idade. Em Boston Massachusetts, entre outras, tem uma agência, chamada Boston Center Independent Living (BCIL) que tem estado prestando diversos serviços comunitarios ás pessoas necessitadas em diversas áreas tais como: transportes públicos de porta em porta, habitações, ajudas legais e serviços de cuidados pessoais (PCA) á comunidade por mais de trinta anos. Em Brockton Massachusetts e em muitas outras cidades também tem uma empresa chamada Old Colony que ajuda a encontrar soluções para estes servicos necessários para as familias ou individuos. Portanto se sabe de alguma família ou uma pessoa que precisa destes serviços o melhor seria informar lhes a procurar ou contactar estes centros comunitários onde poderão serem atendidos e informados da melhor maneira. Nunca é demais saber do seu direito e ter informação. Mais uma vez, um Natal alegre e um feliz Ano Novo a todos com saúde e páz. Cordialmente: Joaquim Fontes |
| CULTURA E SUA PRESERVAÇÃO Desde os priomórdios do tempo o Homem foi cultural com a vontade de deixar rastos do seu passado no sentido de naturalmente preservar ou continuar sua legacia neste nosso Planeta. Uma comunidade, sociedade ou povos com uma cultura diversificada é sinal de progresso, harmonia e desenvolvimento. Os Santacatarinenses do concelho de Santa Catarina da ilha do Fogo, Cabo Verde, tem uma cultura bastante rica e muito diversificada, herdada no tempo e na história de outros povos onde os costumes e as influências culturais foram e continuam sendo partes das nossas vidas. Preservar a nossa cultura é um dever e um direito que devemos estar sempre conscientes mas, infelizment tal não acontença. Nem só da politica vive o Homem. Os Santacarinenses estão a perder ou deixar para tras rastos importantes da nossa cultura e melhor atenção deve ser dada neste sentido. Todos nós temos obrigação natural e responsabilidade neste sentido. Tudo isto veio a báila numa pequena observação feita por um Santacatarinense por sinal bastante conhecido na nossa sociedade o Senhor Carlos Fontes, mais conhecido na nossa comunidade por Caló que disse: “A história é bonita, e pena que não deixamos nada escrita para vós e nos ajudar. Mesmo assim com este bocadinho aprederemos um pouco do passado.” Temos um Presidente da Câmara na pessoa do Senhor Alberto Nunes, com uma formação na História que na política devota quase todo seu tempo. Gostariamos de ver o nosso presidente a falar e fazer um pouco mais sobre a nossa cultura e a maneira de preserva-la melhor, pesquizar profundamente, criar uma comissão apropriada neste sentido para catalogar a nossa cultura, nossas gentes do passado e do presente para que as gerações presntes e vindouras venham saber e aprender muito mais sobre o nosso passado e consequentente a nossa cultura. J. F. http://www.topicos123.com/culltura.html Randolph 10 Julho 2019 |
